Associação José Gabriel da Costa - Uma casa para recordar

História da AJGC

Fundada em 07 de novembro de 2006, a Associação José Gabriel da Costa tem por finalidade a construção e manutenção do Memorial José Gabriel da Costa, em Porto Velho, Rondônia.

 

A idéia de se construir o Memorial José Gabriel da Costa em Porto Velho, remota à Representação do Mestre Monteiro em 1994, quando o Mestre Máximo, então Representante do Núcleo Mestre Iagora, escrevera uma carta para a Diretoria Geral publicada no informativo Alto Falante, expressando o seu desejo, compartilhado com Mestre Pequenina, de se comprar a área onde fora a residência da família do Mestre e a primeira Sede da UDV, para futuramente se construir o Memorial.

 

A proposta foi acatada pelo então Presidente da Diretoria Geral, Mestre Edson Saraiva, e posteriormente o terreno foi comprado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

 

A Diretoria Geral elaborou o primeiro projeto do Memorial no ano 2003, cuja execução não foi possível naquele momento.

 

Para dar vida ao projeto, foi fundada em Porto Velho, a Associação José Gabriel da Costa, tendo como seu primeiro Presidente o Mestre José Carlos Garcia, ficando à frente da Diretoria por dois mandatos, de novembro de 2006 a novembro de 2010, tendo como Vice presidente, respectivamente a Conselheira Ana Maria no primeiro mandato e o Mestre Edson Lodi no segundo.

 

Em 2010 foi eleito Presidente o Mestre Plínio Martins de Oliveira.

 

Em abril de 2011 foram instituídas as seguintes alterações no Estatuto da AJGC:

Criação do Conselho Deliberativo;

Coincidência de mandato dos membros da diretoria da AJGC com os mandatos das outras instâncias da UDV.

Sendo assim, o primeiro mandato do Mestre Plínio foi de novembro de 2010 a 06 de janeiro de 2012, onde iniciou-se o segundo mandato, tendo como Vice Presidente respectivamente o Mestre Edson Lodi e o Mestre Carmiro Gabriel da Costa.

 

Quer nos auxiliar a realizar esta obra?

 

Associe-se! ou Faça uma doação!