Histórico da AJGC

Fundada em 07 de novembro de 2006, a Associação José Gabriel da Costa tem por objetivo a construção e manutenção do Memorial José Gabriel da Costa, em Porto Velho, Rondônia.

A ideia de se construir o Memorial José Gabriel da Costa em Porto Velho, remota à Representação Geral do Mestre Monteiro em 1994, quando o Mestre Máximo, então Representante do Núcleo Mestre Iagora, escrevera uma carta para a Diretoria Geral expressando sua vontade, compartilhada com Mestre Pequenina, de que a Diretoria Geral apreciasse a possibilidade de compra da área onde fora a residência da família do Mestre e a primeira Sede da UDV, para futuramente se construir o Memorial, plantando inclusive as mesmas espécies de árvores que havia no lugar. Esta carta está publicada no informativo Alto Falante nº20, edição de novembro de 1994.

A proposta foi acatada pelo então Presidente da Diretoria Geral, Mestre Edson Saraiva, e posteriormente o terreno foi comprado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. A Diretoria Geral elaborou o primeiro projeto do Memorial no ano 2003, cuja execução não foi possível naquele momento.

O Memorial José Gabriel da Costa atende à necessidade da irmandade da União do Vegetal no sentido da preservação histórica da vida e obra de Mestre Gabriel. Com a construção de uma réplica da casa onde o Mestre Gabriel e sua família viveu, além de espaços de convivência, exposição permanentes e temáticas. Objetiva oferecer informações aos sócios, autoridades e pesquisadores, contribuindo para o reconhecimento institucional da União do Vegetal.

Presidentes

M. José Carlos Garcia (2006-2010)

Para dar vida ao projeto e continuidade à ideia inicial, foi fundada em Porto Velho a Associação José Gabriel da Costa, tendo como seu primeiro Presidente o Mestre José Carlos Garcia, ficando à frente da Diretoria por dois mandatos, de novembro de 2006 a novembro de 2010, tendo como Vice-presidentes, respectivamente a Conselheira Ana Maria no primeiro mandato e o Mestre Edson Lodi no segundo mandato. No primeiro mandato, o marco mais importante foi a doação, pela Diretoria Geral, do terreno à Associação, com posteriores registros cartorários da Ata da Assembleia Geral de Fundação e Estatuto da AJGC. Ao longo dos mandatos, foram realizadas promoções com o objetivo de angariar recursos e a divulgação da Associação em todo o Brasil.

Plínio Martins de Oliveira (2010-2015)

Em 2010 foi eleito Presidente o Mestre Plínio Martins de Oliveira. O primeiro mandato do Mestre Plínio foi de novembro de 2010 a 06 de janeiro de 2012. O segundo mandato, de janeiro de 2012 e 06 de janeiro de 2015, tendo como Vice Presidente respectivamente o Mestre Edson Lodi e o Mestre Carmiro Gabriel da Costa.

Na administração do M. Plínio foram instituídas as seguintes alterações no Estatuto da AJGC: Criação do Conselho Deliberativo e Coincidência de mandato dos membros da diretoria da AJGC com os mandatos das outras instâncias da UDV.

Algumas benfeitorias foram realizadas no terreno da AJGC, como: limpeza, aterramento e manutenção. Em 1º de abril de 2012, realizou-se o lançamento da pedra fundamental do Memorial José Gabriel da Costa. Nesta data, foi realizada uma sessão extra de vegetal, dirigida pelo M. Jair Gabriel, com a presença expressiva dos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e diversos filhos e netos do Mestre.


Jandira Ferreira de Oliveira (2015-2018)

No triênio 2015 a 2018, a diretoria da AJGC foi presidida pela C. Jandira Gabriel, tendo como Vice-presidente, o M. Raimundo Viana (M. Alex). Nesta administração, houve a aprovação do Projeto de Lei nº 333/2016, de autoria do deputado Ezequiel Júnior, declarando o título de utilidade pública da Associação. Nesse mandato, também foram promovidas melhorias nos procedimentos administrativos e de tecnologia da informação da AJGC; a criação dos cargos de coordenador e monitor da AJGC; o aterramento e nivelamento do terreno; a instalação de energia elétrica e regularização fundiária do terreno; a construção de novo muro, com tijolo aparente; e a construção da réplica da antiga sede geral.

A réplica da antiga sede foi construída com as seguintes dimensões e características: casa com 12×4 m, toda a base impermeabilizada e concretada; tábuas em madeira nobre, angelim; coberta com mais de 130 panos de palha caranaí, madeiramento e palhas, tratadas com anticupim e verniz; além de calha ao redor do muro para maior conservação da estrutura. Destaca-se que foram construídos ainda: sala (depósito), réplica de poço (cacimba), fogão a lenha, jirau (lugar de lavar louças), mesa, arco e bancos.

Em 1º de abril de 2015, foi realizada uma sessão extra no Núcleo Mestre Iagora com os sócios da Associação, dirigida pelo M. Carmiro Gabriel. Em 1º de abril de 2016, foi inaugurada a réplica da antiga sede geral, na ocasião foram realizadas: Assembleia Geral Extraordinária, ás 17:00h; reunião do conselho deliberativo, às 19:00h e às 20:00h, sessão de vegetal dirigida pelo M. Carmiro Gabriel, com destaque para a presença de Mestre Pequenina, Mestre Herculano, Mestre Roberto Souto e alguns filhos e netos do Mestre Gabriel.

Em 07 de novembro de 2016, foi realizada uma sessão de vegetal, em comemoração ao 10º aniversário da AJGC, dirigida pelo M. Clóvis Cavalieri, quando Mestre Geral Representante.
Ainda no triênio 2015/2018, a AJGC recebeu em sua sede o lançamento do livro “Ser Mãe”, de autoria do M Edson Lodi com mensagens da Mestre Pequenina, no dia 23/09/2016, e a “Exposição de Fortaleza a Brasília”, nos dias 25 e 26 de março de 2017, uma parceria entre o DMC do Núcleo Fortaleza – CE, o DMC regional da 1ª região e a AJGC.
Dando continuidade a tradição e confirmando o resgate da data de 1º de abril, a AJGC realizou sessão de vegetal, em 1º de abril de 2017, com sessão dirigida pelo M. Carmiro Gabriel.

Raimundo Viana – M. Alex (2018-2021)

A atual administração da AJGC tem como presidente o M. Raimundo Viana (M. Alex) e vice-presidente a C. Jandira Gabriel. Neste triênio, 2018/2021, esta atual gestão vem promovendo a continuidade dos trabalhos realizados pelas administrações anteriores, visando consecução dos objetivos da AJGC.

Em 1º de abril de 2018, rememorando a 1ª vez que o M. Gabriel bebeu o vegetal, realizou-se uma sessão de vegetal, na sede da AJGC, dirigida pelo Mestre Donizete da Silva, M. Central da 1ª região. Já em 07 de novembro de 2018, foi realizado um almoço de confraternização aos associados para comemorar o 12º aniversário da Associação.

No dia 1º de abril de 2019, data em que interaram 60 anos que M. Gabriel bebeu o vegetal pela 1ª vez, no destacamento Gabriel, foi realizada uma sessão de vegetal, na sede da AJGC, sendo esta dirigida pela C. Jandira Gabriel.

Além das comemorações das datas relevantes para AJGC, enfatiza-se que a atual administração vem deliberando e implementando ajustes e alinhamentos nos métodos de arrecadação e nos processos administrativos; melhorias no site da AJGC; consolidação de parcerias, a exemplo da parceria e apoio que vem recebendo do Centro para indicação de coordenadores e monitores da AJGC, no âmbito dos núcleos e DAV’s da UDV; e também a parceria realizada com a administração do site “Nossa Loja” para comercialização de camisetas da AJGC, bem como, a adesão desta associação, como entidade coligada a Associação Prosperar.

Em 2019, também foi realizada uma sondagem por geólogo, confirmando a viabilidade de se construir o prédio do Memorial no terreno da Associação. Registra-se ainda que neste triênio 2018/2021, a AJGC recebeu a título de doação, o terreno vizinho a sua sede, lado direito. Pontua-se que no campo da construção das instalações físicas, a atual gestão, no 2º semestre de 2019, promoveu a limpeza do terreno recebido por doação e no dia 14 de janeiro de 2020, iniciou a construção da réplica da casa onde morou o Mestre Gabriel.

Porto Velho, 1º de abril de 2020.