O Memorial

O Memorial José Gabriel da Costa atende à necessidade da irmandade da União do Vegetal no sentido da preservação histórica da vida e obra de Mestre Gabriel. Com a construção de uma réplica da casa onde o Mestre Gabriel e sua família viveu, além de espaços de convivência, exposição permanentes e temáticas. Objetiva oferecer informações aos sócios, autoridades e pesquisadores, contribuindo para o reconhecimento institucional da União do Vegetal.

Portanto, além da réplica da casa do Mestre, que foi durante alguns anos a Sede da UDV, contará também um centro de estudos, com sala de reuniões e projeções, salas de arquivos (com cd’s, vídeos, fitas, fotos e depoimentos), biblioteca e uma infra-estrutura com copa, banheiros, além de um auditório para realização de palestras, oficinas e exibição de vídeos relacionados à história da UDV e do Mestre Gabriel. Um lugar para que todos os interessados possam conhecer mais sobre a obra e a vida do nosso grande Mestre, exemplo de humildade, mostrando que a simplicidade é o caminho mais prático para se chegar a Deus.

Programa de necessidades para a construção do Memorial José Gabriel da Costa

O Memorial José Gabriel da Costa será uma construção de dois espaços em dois momentos distintos. Simples, tanto na concepção arquitetônica quanto na sua história.

Projetado com a intenção de mostrar a trajetória e evolução de um homem que emigrou do nordeste para a Amazônia como soldado da borracha. O caboclo da floresta, a criação da União do Vegetal e seu crescimento até os dias atuais. Teremos a ambientação do ontem e do hoje, preservando a essência de cada fase com o máximo de fidelidade.

No primeiro nível, na frente do terreno, teremos a réplica da casa onde morou o Mestre Gabriel com sua família, sendo também a sede da UDV por muitos anos. O recuo da casa será de oito metros da calçada, sendo este espaço exigido pelo código de obras da prefeitura e servindo também como estacionamento.

Posterior a casa, uma edificação com três pavimentos de linhas e materiais construtivos modernos, com a seguinte divisão:

1º. pavimento – Térreo

01 – Recepção;

02 – Salão de exposição permanente;

03 – Salão de exposição temática – (Artes, Lançamento de livros, exposições, etc.);

04 – Copa;

05 – Depósito;

06 – Sanitários masculino e feminino com acessibilidade;

07 – Saídas de emergência com porta corta fogo;

08 – Escada;

09 – Elevador.

2º. Pavimento – 1º. andar

01 – Recepção;

02 – sede da AJGC;

04 – Centro de Estudos;

07 – Sanitários masculino e feminino com acessibilidade;

08 – Saídas de emergência com porta corta fogo;

09 – Escada;

10 – Elevador.

3º. Pavimento – 2º. andar

01 – Recepção;

02 – Auditórios;

03 – Sala de reuniões;

04 – Sanitários masculino e feminino com acessibilidade;

05 – Saídas de emergência com porta corta fogo;

06 – Escada;

07 – Elevador.